fbpx

3 motivos para criar um cardápio para emagrecer


A maioria das pessoas que deseja perder peso, muitas vezes, faz dietas da moda – algumas delas até perigosas para a saúde – e depois volta a engordar, porque ninguém suporta manter uma alimentação super restritiva por muito tempo. A solução para quem deseja entrar em forma de vez e de maneira saudável é apostar na reeducação alimentar e mudar os hábitos. Para isso, um cardápio para emagrecer pode ser de grande ajuda.

É importante lembrar que você não deve montar um cardápio ou uma dieta sozinho, e sim pedir o auxílio de um profissional de nutrição. Dessa forma, você garante uma alimentação equilibrada, na qual nenhum nutriente importante faltará – além de poder desfrutar de todos os benefícios da alimenção saudável. Confira!

1 – Estilo de vida mais saudável

Uma alimentação equilibrada acaba influeciando positivamente o estilo de vida do indivíduo. Quando você segue um cardápio para emagrecer, a perda de peso é apenas um dos benefícios que perceberá a longo prazo. Ao selecionar melhor os alimentos, você passa a evitar toxinas e substâncias químicas que afetam a sua saúde física e mental. Consequentemente, a boa alimentação acaba ajudando a combater o estresse e melhora o humor.

Outro aspecto que contribui para melhorar seu estilo de vida é que, ao se alimentar melhor, também passa a dormir melhor, pois o que você come durante o dia ou antes de dormir acaba afetando a qualidade do sono. Dessa forma, seguir um cardápio equilibrado também ajuda a evitar problemas, como insônia e ansiedade, ajudando o seu corpo a manter seus hormônios equilibrados.

Muito mais do que entrar em forma, emagrecer de maneira saudável é benéfico para seu corpo e sua mente, afetando seu estilo de vida de maneira geral.

2 – Mais energia e disposição

É comum nos sentirmos cansados após um longo dia de trabalho, a correria de uma viagem ou até mesmo um fim de semana agitado. O que não é normal é se sentir fatigado e indisposto durante todo o dia. Se a falta de energia anda prejudicando o seu cotidiano, pode ser um sinal de que a sua alimentação precisa de algumas mudanças.

Um cardápio para emagrecer de maneira saudável pode ajudá-lo a ter mais energia e disposição, pois garantirá que você está consumindo todos os nutrientes necessários para as suas atividades diárias. É preciso haver um equilíbrio entre carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais para que não falte combustível para o seu organismo e você se sinta disposto para trabalhar, estudar, praticar esportes, realizar tarefas domésticas e permitir ter momentos de lazer.

Se possível, procure incluir exercícios físicos na sua rotina, nem que sejam caminhadas de 5 minutos. Exercitar-se também é uma ótima maneira de aumentar a disposição, além de contribuir para que você melhore sua resistência física.

3 – Evite a obesidade e o sobrepeso com cardápio para emagrecer

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo moderno, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Se o número de adultos com sobrepeso continuar crescendo nesse ritmo, estima-se que em 2025 cerca de 2,3 bilhões de pessoas com mais de 18 anos estarão com sobrepeso e outros 200 milhões estarão obesas.

O sedentarismo e a má alimentação são as principais causas da obesidade. O consumo exagerado de alimentos industrializados, açúcares e gordura está diretamente relacionado com o aumento de peso, assim como o surgimento de outras doenças relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, aumento do colesterol e doenças cardiovasculares.