fbpx

Dia Mundial da Saúde: 5 maneiras de se cuidar mais!


O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, está chegando. Apesar de ainda faltar um longo caminho para termos um sistema de saúde perfeito no Brasil e no mundo, podemos celebrar os avanços que foram alcançados.

Todos os dias são descobertas novas técnicas e medicamentos para nos ajudar a combater as mais diversas doenças. Estamos vivendo mais e com melhor qualidade de vida.

Por isso, resolvemos fazer uma listinha de hábitos que você pode começar ou aprimorar para manter sua saúde sempre em dia. Afinal, a grande novidade na área da saúde é a busca de pessoas para manter o corpo e a mente funcionando bem sempre, não mais se preocupando apenas quando o problema aparece.

Falaremos também do papel dos agentes de saúde nesse quadro, pois eles não são apenas meros curadores de doenças, mas sim um elo importante nessa corrente.

1.      Faça exercícios físicos regularmente no dia mundial da saúde

Que tal começar o Dia Mundial da Saúde em movimento? Os exercícios físicos contribuem para manter o pleno funcionamento de nosso corpo e ainda nos dão uma sensação de prazer e realização.

Mas, antes de sair correndo por aí, consulte seu médico para saber como anda seu coração e que tipo de atividade é ideal para você. Algumas pessoas não podem fazer atividades mais pesadas e devem optar por atividades de baixo impacto. Só não vale ficar em casa dormindo.

O mais importante é não desistir. Afinal, quem está sedentário pode sentir um pouco de dor muscular no início, mas o corpo acostuma e os benefícios virão em longo prazo.

2.      Cuide da sua alimentação

Você come sem critério, muito depressa ou em qualquer horário? Saiba que seu corpo precisa de proteínas e vários tipos de vitaminas que costumam ser obtidos em uma alimentação variada. Nada de iniciar uma dieta ou cortar alimentos sem critério.

Nesse Dia Mundial da Saúde, consulte um nutricionista para planejar sua alimentação sem causar nenhum tipo de problema ao seu corpo.

3.      Tenha mais momentos de lazer

Trabalhar, estudar, cuidar da casa e da família são atividades necessárias, mas elas podem se acumular e se transformar em estresse. Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, comece a fazer algo para relaxar, que realmente o desligue um pouco do mundo e recarregue suas baterias.

Pode ser a leitura daquele livro há tanto tempo na estante, maratonar a série favorita ou passear com seu bichinho de estimação. Ao aliviar o estresse, você está prevenindo uma série de problemas e investindo em sua qualidade de vida.

4.      Pare de fumar

Você realmente consegue encontrar algum benefício no hábito do fumo? O cigarro incomoda os outros com seu mau cheiro, amarela os dentes, consome altas somas de dinheiro e ainda é um dos grandes agentes causadores de câncer e outras doenças graves.

Mas parar não é um processo simples. Por isso, procure ajuda médica para encontrar a melhor forma de largar esse vício.

5.      Melhore a sua postura

Você já prestou atenção na forma como anda, senta ou até dorme? Se você está sentindo dores nas costas, no pescoço ou em outras partes do corpo, a culpa pode ser de uma postura ruim. Informe-se sobre a forma correta de carregar bolsas, usar o celular e o computador, além da sua posição de trabalho. A má postura pode causar vários problemas em longo prazo.

Caso as dores persistam, nada de se automedicar e combater apenas os sintomas. Procure um médico para um diagnóstico completo e cuide-se antes que os danos sejam permanentes.

O nosso corpo é o nosso maior bem; por isso, comemore o Dia Mundial da Saúde presenteando-se com uma dose de cuidado e amor próprio.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo para que mais pessoas tenham acesso a estas informações tão importantes para a saúde.