fbpx

Sintomas que podem indicar câncer no colo do útero


O câncer de colo de útero é um dos cânceres mais identificados durante o exame do papanicolau e infelizmente em suas fases mais avançadas por isso hoje resolvemos criar um conteúdo especialmente para ele e alertar as mulheres sobre os principais sintomas dessa doença caso você identifique alguns dos sintomas procure imediatamente o seu médico ginecologista.

O exame preventivo do papanicolau se feito corretamente e desde o começo, pode ser um indicativo para o tratamento precoce do câncer de colo de útero e assim auxiliar a mulher evitando o risco de morte.

Quais seriam os sinais do câncer de colo de útero?

Existem sinais claros e bem simples que podem levantar a sua atenção sobre um possível câncer de colo de útero, os sinais seriam sangramento vaginal sem causa dentro ou fora do período menstrual, caso a mulher tem um corrimento vaginal alterado com forte mau cheiro ou alguma coloração como a cor marrom, caso durante o contato íntimo ou quando utilizar o banheiro a mulher tem uma dor abdominal ou pélvica constante.

Caso ela sinta uma pressão forte no fundo da barriga, tenha uma vontade de urinar de forma frequente principalmente à noite e esteja perdendo peso de forma rápida sem fazer absolutamente nada.

Caso a mulher já tenha a doença está em estado avançado outros sintomas acabam surgindo como cansaço excessivo, dor e inchaço nas pernas dentre outros.

Claro que esses sintomas também podem estar ligados a outros tipos de doença como uma infecção vaginal ou mesmo uma candidíase simples e não necessariamente ao câncer de colo de útero, mas entre o achar eu ter certeza é importante que a paciente consulta ginecologista e faça o diagnóstico.

O que fazer em caso de suspeita?

Caso você esteja com suspeita de câncer de colo de útero é importante que você procure seu ginecologista imediatamente e faz o exame do papanicolau ou a colposcopia com biópsia, onde é retirado o tecido do útero e avaliado se a existência de células cancerígenas.

Lembramos que o exame do papanicolau deve ser realizado todos os anos e durante os três primeiros anos de forma consecutiva e após isso pode ser realizado de três em três anos apenas .

Existe grupo de risco?

Sim, infelizmente existe um grupo de risco para o câncer de colo de útero que seriam mulheres que tenham doenças sexualmente transmissíveis como por exemplo a Gonorreia ou a clamídia, aquelas que estão em uma infecção com HPV e que possuem múltiplos parceiros sexuais.

Existe também o caso de mulheres que utilizam o anticoncepcional em forma de pílula durante muitos anos e acabam apresentando uma predisposição maior ao câncer de colo de útero devido ao tempo de uso.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que mais mulheres saibam Quais os possíveis sintomas indicativos do câncer.